Biologia-Soraia

20 março 2007

Organismos Geneticamente Modificados (OGM)

Ao falarmos em OGMs, falamos necessariamente de um assunto controverso, que ainda gera muita polémica no seio da sociedade. Mas será que devemos colocar tantos problemas na inserção destes organismos no mercado? Na minha opinião penso que não.
Os OGMs, são acima de tudo, a demonstração do avanço da tecnologia, do avanço na área da Engenharia Genética. Ora, se são um símbolo da inteligência humana e do avanço da Ciência, por que não aceitá-los? Relembro que, muito se deve á ciência e á investigação tudo o que até hoje a humanidade conseguiu. Penso que as pessoas que estão contra os organismos geneticamente modificados se baseiam mais em questões éticas do que em questões cientificas ( a lei divina é contra este tipo de modificações nos alimentos). Quem somos nós, simples mortais, para alterar o ciclo biológico da vida, interrogam eles? Enfim…analisando bem, deparo-me com duas vertentes: as desvantagens e as vantagens. No entanto, são muito mais as vantagens do que as desvantagens. Como desvantagem mais importante, temos talvez o facto de que os resultados esperados podem ser diferentes dos obtidos, uma vez ainda não temos o controlo completo dos mecanismos genéticos das células.
Em relação ás vantagens, destacam-se as seguintes: enriquecimento nutricional dos alimentos (como é o caso do arroz dourado), aumento da produtividade, uma vez que o organismo pode receber novas vantagens mais benéficas (como por exemplo resistência a geadas e secas), pode ajudar no combate contra a fome, devido ás novas características adquiridas, etc.
Muitos outros alimentos têm vindo a sofrer alterações no seu genoma, mas sempre com o intuito de beneficiar o Homem, como é o caso do milho, da soja, do tomate, da beterraba, etc. Não estou, contudo, a criticar aqueles que são contra. Aliás reconheço que é perfeitamente plausível esta divergência de opiniões, uma vez que se trata de um assunto relativamente novo e que ainda tem muito que desenvolver. Não obstante, creio que a introdução nos mercados em grande escala de OGMs será uma questão de anos; visto bem, é apenas uma questão de confiança e hábito, aliás, como tudo na vida. Há que dar a conhecer ás pessoas a necessidade cada vez mais crescente que o Homem tem pela Ciência e, se não confiarmos e acreditarmos nela, a vida será muito mais complicada.
Em jeito de conclusão, há uma dúvida que paira no ar. OGM: desvantagens éticas ou vantagens para o Homem? Façam as vossas escolhas…
Fonte: autora do Blog

2 Comments:

  • Este blog esta muito bom dou-te os meus parabéns , tb sou aluno do 12º e muita informação que esta aqui tem me dado imenso jeito!!!
    quanto a este artigo acho que te enganaste pois o nº de vantagens e desvantagens é mais ou menos idêntico!!!
    Eu acho bem evoluirmos mas os ogm podem num futuro próximo prejudicar
    a saúde das pessoas em vários níveis contribuindo para o aparecimento de novas doenças e o aumento de outras !!!! Para mim dizer que os Ogm só tem vantagens é como dizer que o tabaco só tem vantagens!!!!
    ficam aqui algumas desvantagens:
    1. O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afectados.

    2. Os genes são transferidos entre espécies que não se relacionam, como genes de animais em vegetais, de bactérias em plantas e até de humanos em animais. A engenharia genética não respeita as fronteiras da natureza – fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações.

    3. A uniformidade genética leva a uma maior vulnerabilidade do cultivo porque a invasão de pestes, doenças e ervas daninha sempre é maior em áreas que plantam o mesmo tipo de cultivo. Quanto maior for a variedade (genética) no sistema da agricultura, mais este sistema estará adaptado para enfrentar pestes, doenças e mudanças climáticas que tendem a afectar apenas algumas variedades.

    4. Os alimentos geneticamente modificados poderiam aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem. Há evidências de que os cultivos transgénicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos convencionais

    5. custo inicial alto

    6. eventual produção de compostos tóxicos

    7.redução da qualidade nutricional dos alimentos

    se me puderes responder agradecia !!!

    By Anonymous Anónimo, at 3:43 da tarde  

  • Olá Soraia!!! Chamo-me Susana e sou aluna do primeiro ano de Biotecnologia na Escola Superior Agrária de Coimbra. Quero-te dar os parabéns por teres escrito este artigo pois partilho a mesma opinião que tu. Pelo que tenho pesquisado na internet vejo que são muitas as pessoas que falam de trangénicos sem fazer a mínima ideia do que isto seja, a maioria das vezes sinto que a posição que têm contra os trangénicos é pura ignorância. Espero que continues a escrever mais artigos assim. Se me quiseres contactar o meu mail é brazuca_17@hotmail. com

    By Blogger Susana, at 4:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home