Biologia-Soraia

24 março 2007

Sistema imunitário



O sistema imunitário é constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismos e de desenvolver acções que protegem o organismos dos agentes patogénicos (como por exemplo bactérias, vírus, fungos, etc.) e das células cancerosas. Os leucócitos (glóbulos brancos), que todos já ouviram certamente falar, são células produzidas na medula óssea, presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos com funções de defesa do nosso organismo. Existem diferentes tipos de leucócitos: neutrófilo, eosinófilo, basófilo, linfócito, monócito e macrófago.

Neutrófilos


São granulócitos com núcleo polilobado e constituem cerca de 60 a 70% de todos os leucócitos. Circulam no sangue e o seu tempo de é de apenas algumas horas ou dias. Realizam a fagocitose e são os primeiros a chegar aos tecidos infectados, atraídos por Quimiotaxia.

Fig.3- fagocitose

Basófilos


São granulócitos com núcleo volumosos de forma irregular que constituem menos de 2% de todos os leucócitos. quando activados, libertam substancias, como a histamina , que produzem uma resposta inflamatória.

Monócitos



São granulócitos de pequenas dimensões com núcleo em forma de ferradura. Constituem cerca de 5% de todos os leucócitos. Circulam no sangue durante poucas horas e depois migram para os tecidos, aumentando de tamanho e transformam-se em macrófagos. Os Macrófagos são células de grandes dimensões, que vivem muito tempo, e muito eficientes na fagocitose.

Eosinófilos

São granulócitos com núcleo bilobado e constituem cerca de 2% de todos os leucócitos. Têm actividade fagocítica limitada, particularmente dirigida a parasitas.

Linfócitos

Agranulócitos com núcleo esférico e volumoso. Constituem cerca de 30% de todos os leucócitos. Os Linfócitos B, quando activados, diferenciam-se em Plasmócitos, que produzem Anticorpos, e em células de memória. Os Linfócitos T contribuem para a activação dos linfócitos B e destroem células infectadas por vírus e células cancerosas.

Fonte: manual escolar, http://pt.wikipedia.org

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home