Fermentação acética
Produção de vinagre
É realizado por leveduras. Esta fermentação é utilizada para a produção de pão, vinho e cerveja.
Produção de pão
A fermentação é realizada por uma levedura a uma temperatura favorável de 27ºC. A fermentação inicia-se com a adição do fermento de padeiro (que contém as leveduras) e termina quando o calor do forno as mata. O produto desejado é o CO2, uma vez que este gás dá volume ao pão. Verifica-se a evaporação do etanol.
Produção de vinho
A fermentação é realizada por leveduras. A fermentação tem origem na degradação do açúcar (glicose) das uvas, presente na própria casca deste alimento. As uvas são colhidas e esmagadas, formando o mosto que inicialmente é mexido para provocar a aerificação e o crescimento das leveduras. Posteriormente é deixado em repouso, o que cria condições anaeróbias favoráveis á fermentação. O CO2 liberta-se para a atmosfera no decurso da fermentação ( o vinho ferve) e a concentração de etanol vai aumentando. O produto desejado é o etanol. Quando este se encontra com uma concentração de cerca de 12%, torna-se letal para as leveduras e a fermentação termina.
Produção de cerveja
Resulta da fermentação de grãos de cereais ricos em amido (por exemplo cevada). è realizado por leveduras. O amido é, inicialmente, desdobrado em glicose durante a germinação das sementes. A glicose é depois fermentada com etanol e CO2 através da adição de leveduras em elevadas concentrações. Após a fermentação, a cerveja fica alguns meses armazenada para que ocorra a precipitação de leveduras, proteínas e outras substâncias indesejáveis. Por fim, é carbonatada, clarificada, filtrada e engarrafada.
Realizado por bactérias. Estas produzem ácido láctico e outras substâncias que contribuem para o aroma. O aumento da acidez provoca a coagulação das proteínas do leite, tal como acontece na produção de iogurtes.
1º- Glicólise - degradação da glicose em ácido pirúvico. A glicose é oxidada e formam-se duas moléculas de ácido pirúvico. O agente oxidante é o NAD+ que é transformado em NADH. O saldo energético é de duas moléculas de ATP;
2º Redução do ácido pirúvico- conduz á formação dos produtos finais da fermentação. O ácido pirúvico, ou moléculas orgânicas que se formam a partir dele, são aceitadoras dos electrões do NADH, o que permite regenerar o NAD+. O NAD+ pode, assim, voltar a ser utilizado na oxidação da glicose com formação de 2 moléculas de ATP.